domingo, 1 de maio de 2011

SALGADAS: Farofa de Pequi



FAROFA DE PEQUI
Hoje resolvi experimentar a Farofa de Pequi.
Ela já vem pronta e embalada, como vocês estão vendo na foto. A única coisa que fiz, foi acrescentar um pouquinho de sal e coloquei na minha linda panelinha nova, para dar um toque especial!

Essa farofa vem do Cerrado, da COOPERJAP, que é uma das cooperativas que objetiva garantir
um presente sustentável e um futuro com real qualidade de vida para as novas gerações daquela região.

São essas experiências, desenvolvidas no Cerrado do Brasil, que têm demonstrado caminhos para o desenvolvimento sustentável através da oferta de produtos de qualidade e em harmonia com o meio ambiente. Esses projetos são realizados por cooperativas, redes sociais, articulações, associações, centrais de comercialização e grupos produtivos, que têm atuado nessas regiões e mostram que é possível se gerar renda com inclusão social, segurança alimentar e respeito ao saber tradicional.

Percebe-se que é fundamental uma inserção sustentável dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária nos mercado nacional e internacional para que, cada vez mais, a sociedade tenha acesso aos frutos dessa escolha por processos agroecológicos, que integram o homem à natureza.

O Cerrado é considerado atualmente a savana mais rica do mundo em biodiversidade. O Cerrado brasileiro reúne, numa grande variedade de paisagens, mais de 10.000 espécies de plantas e 1.575 qualidades de animais. Entre chapadas e vales, com uma vegetação que vai do campo seco às matas de galeria, esse bioma se estende por uma vastidão de 2 milhões de km² ( Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Piauí e Distrito Federal, além de ser encontrado, também, em trechos de outros sete estados brasileiros), ocupando um quarto do território nacional.

Faz tanto tempo que estudei isso que já nem me lembrava mais, por isso coloco o mapa, para ajudar aqueles que estão esquecidos como eu. rsrsrs




O Cerrado vive, atualmente, forte descaracterização pela expansão desordenada da fronteira
agrícola, que já ocupa cerca de metade da região. Mais do que sua exuberante biodiversidade,
a atual devastação põe em risco uma região que é o berço das águas das principais bacias
hidrográficas brasileiras, além de base da sobrevivência cultural e material de extrativistas, indígenas, quilombolas e produtores familiares agroextrativistas, que têm, no uso dos
seus recursos, a fonte de sua subsistência e geração de renda.

Nós da Rede, incentivados pela Bibi, estamos comercializando alguns de seus produtos como forma de contribuir para a preservação desse bioma.

Informações retiradas do site:
http://www.nordestecerrado.com.br/cerrado/
Mapa do http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169
Contato da Cooperjap (MG)
Telefone: (38) 3231.9310 - (61) 3327.8085
Fax: (38) 3231.9122
E-mail: cooperjap@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário