sábado, 21 de maio de 2011

DOCES: Bolo de Ameixa

Essa receita quem me deu foi Gisele, no meio do ano passado mas ficou perdida entre os meus e-mails, esperando uma foto. Estou resgatando agora.

Gisele:
-Segue minha receita de bolo de ameixa adaptada para os produtos que tem na Rede.
A história é bem simples: aprendi com uma amiga do meu trabalho, a Rita, que uma vez levou esse bolo de ameixa para um lanche coletivo que fazíamos.
Como achei maravilhoso, pedi a receita e ela me deu, dizendo que era uma receita da avó de uma amiga americana.
Peguei a receita e fiz. Ficou maravilhoso!
Fiz algumas adaptações e passei a levar o bolo para degustarem no trabalho.
A cada vez que faço, é um sucesso! Por isso, decidi passar a receita.

BOLO DE AMEIXA

Ingredientes
200 gr de manteiga
1 xic de açúcar mascavo
1/2 xic de açúcar branco (da pra fazer só com mascavo)
3 ovos caipira
1 e 3/4 de xic de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio (já fiz sem ele várias vezes)
1 colher de chá de canela em pó
300 gr de ameixa seca (preferência sem caroço)
1 pote de iogurte natural

Preparo
Cubra as ameixas com água quente e deixe descansar enquanto faz a massa.
Bata manteiga, açúcar, ovos (bater um a um).
Peneire os ingredientes secos misturados e vá juntando à massa aos poucos, alternando com o iorgurte.
Acrescente as ameixas picadas (ou não, como preferir)
Leve ao forno para assar.

Opcional
Polvilhar açúcar com canela depois de pronto - eu fiz algumas vezes, fica um delícia, mas depois achei desnecessário.

Obs: se a massa ficar muito seca, pode colocar um pouco mais de iogurte ou um pouco de leite, mas a tendência é a massa ficar muito fofa, diferente das massas comuns de bolo. Essa maciez é até um "termômetro" pra saber se a massa está no ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário