sábado, 21 de maio de 2011

SALGADAS: Pastinha de Beringela com Azeite de Babaçu



Conheci as Q
uebradeiras de coco de babaçu, na V Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária na Marina da Glória no ano retrasado.
Gostei muito de conhecer suas atividades!

Quero dar os Parabéns ao movimento delas!

Desde então estou querendo colocar alguma receita com o azeite de babaçu.
Mandei e-mail para os produtores e não obtive as tais receitas.
Ontem, recebi e-mail de Paula:
- Oi Ro, fiquei de enviar uma receita simples com berinjela...
Era com azeite de babaçu.
Que bom! Finalmente!

AZEITE DE BABAÇU

O azeite de babaçu é resultado de uma atividade extrativista 100% natural e 100% artesanal.
O azeite de babaçu possui uma qualidade superior
aos óleos fabricados industrialmente e pode ser utilizado em pequenas quantidades na alimentação diária. Sua cor pode variar de um tom mais claro a um mais escuro dependendo da forma como é extraído, mas seu cheiro e sabor característicos sempre proporcionam um delicioso gosto de amêndoas torradas.
Estamos recebendo o azeite de babaçu na Rede e me perguntaram qual a melhor forma de tornar o azeite mais líquido, já que ele no frio fica sólido e o gargalo do vidro é estreito. O ideal seria colocá-lo em banho-maria? Embrulhá-lo em saco pardo e colocá-lo ao sol, como me ensinou uma produtora de mel? Fui ao site deles e não há nada sobre isso. Eu embrulhei o meu e coloquei no sol.

Retirei algumas informações do site deles, que posto aqui.


Um pouquinho da História das Quebradeiras

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu é constituído de quebradeiras de coco babaçu, extrativistas,
donas de casa, mulheres, mãe
s, avós, esposas, trabalhadoras rurais, organizadas pelo MIQCB, que integra quatro estados brasileiros onde há ocorrência de palmeiras de babaçu: Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí. Os movimentos sociais que agrupam as chamadas quebradeiras de coco babaçu nasceram de forma organizada a partir da segunda metade da década de 80, num processo de enfrentamento de tensões e conflitos específicos pelo acesso e uso comum das áreas de ocorrência de babaçu, que haviam sido cercadas e apropriadas injustamente por fazendeiros, pecuaristas e empresas agropecuárias a partir das políticas públicas federais e estaduais para as regiões Norte e Nordeste. Desde 1990 as quebradeiras de coco dos quatro Estados começaram a se reunir para discutir os problemas e as propostas de melhoria no trabalho. Atualmente, buscam mobilizar representantes de governos federal, estaduais e municipais para debater alternativas de desenvolvimento para as regiões de babaçuais.

Ave Maria das Quebradeiras
Ave palmeira
Que sofre desgraça. Malditos derruba, Queima, devasta. Bendito é teu fruto Que serve de alimento E o leito da terra, Ainda dá sustento Santa mãe brasileira, Mãe de leite verdadeiro. Em sua hora derradeira, Rogai por todas as quebradeiras! (Socorro Teixeira)

Xote das Quebradeiras de Coco

“Palha de coco serve para fazer chapéu. Da madeira faz papel E ainda aduba nosso chão.”
“O coco é pra nós grande riqueza É obra da natureza Ninguém vai dizer que não.”

PASTINHA DE BERINGELA 1

A quantidade de berinjela varia de acordo com a demanda...
Vou colocar uma quantidade média e suficiente para 2 pessoas consumirem ao longo de 4 dias.

Ingredientes
3 berinjelas (com ou sem casca) cortadas grosseiramente
alho
sal
azeite de babaçu
cheiro verde
azeite de oliva

Preparo
Amassar o alho com o sal no pilão. Refogar utilizando azeite de babaçu, colocar a berinjela e mexer um pouco. Cobrir com água e ferver a berinjela. Retire a água, escorrendo-a quando a berinjela estiver bem mole. Amasse com um garfo num recipiente e acrescente o tempero verde, azeite de oliva e, se necessário, sal.

PASTINHA DE BERINGELA 2 - AO FORNO, COM CEBOLA E PARMESÃO

Ingredientes

2 Berinjelas
Queijo parmesão em lascas/ ralado
1 Cebola
Azeite de oliva
Azeite de babaçu
Sal

Preparo
Untar uma forma de alumínio com uma gotinha de azeite de babaçu. Cortar a barinjela na horizontal em fatias finas - mas não muuuiitto finas, forrar a forma com a berinjela e formar camadas. Regar a berinjela com azeite de oliva. Cortar a cebola em rodelas e cobrir a berinjela com elas. Polvilhar o queijo parmesão, um pouco de sal e forno! 20-25 minutos depois fica uma delicia.... é rápido e prático.

No Maranhão, o MIQCB tem uma sede na capital São Luís, que fica localizada à Rua Nascimento de Moraes (ou Rua 1), 437, Bairro São Francisco.

Fonte: http://www.miqcb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário