domingo, 29 de maio de 2011

CALDOS: Sopa de Cenoura e Açafrão



Agora que o friozinho está chegando vou postar aqui algumas receitas de caldos.
Interessante é que quando eu era criança, minha avó fazia sopa todo domingo à noite e eu
detestava!
Hoje adoro!
Como na entrega de frescos de abril me pediram outras maneiras de usar o açafrão sem ser
no arroz, escolhi e adaptei esses caldos que estou postando hoje.
Também coloco a foto das raízes e do meu pé de curcuma, que é de onde se faz o açafrão. Vejam que ele já está ficando com a folha amarela. Depois que todas ficam amarelas e caem, está na hora de colhê-las.
Espero que agradem também ao amigo Manda, da Indonésia, pois fiquei muito contente em ver seu comentário na postagem do maxixe, dizendo que eu o salvei e que gosta muito do blog. Obrigada, Manda!


SOPA DE CENOURA E AÇAFRÃO

Ingredientes
3 batatas médias
1 cebola média
1 pitada de gengibre ralado
1/2 limão, retirando uma rodela bem fina
1/2 colh de chá de tomilho seco
5 cenouras médias
2 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho
1/2 colher de chá de açafrão em pó
1 ½ colheres de chá de sal
1 colher de chá de molho shoyo
2 colheres de sopa de salsinha

Preparo
Raspar as cenouras, descascar as batatas e picá-las. Em uma panela grande colocar o óleo,
a cebola picada, começar a refogar, um pouco depois acrescentar os alhos espremidos e deixar
dourar. Acrescentar as cenouras e as batatas reservadas, colocar a metade do sal, a metade do
açafrão, o gengibre e cozinhar cobertos com água fervente por 20 a 30 minutos aproximadamente.
Retirar do fogo, deixar amornar e bater no liquidificador com a água do cozimento.
Voltar ao fogo com o restante do açafrão, o tomilho, o molho shoyo, apurar o sal e deixar
ferver por 15 minutos aproximadamente. Desligar o fogo e adicionar o limão espremido.
Servir imediatamente, com uma rodela de limão bem fina e salsinha picada por cima.

Obs.: Comprei essa panelinha azul pensando especialmente nessa cor da sopa. Achei que ficou um charme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário