domingo, 30 de janeiro de 2011

SALGADAS: Arroz-de-cuxá Vegetariano

Mais uma vez a Vinagreira.

Resolvi adaptar a receita do Arroz de Cuxá e aqui está minha experiência.
Escolhi uma receita que achei legal, pois vi que ela pode ser feita também com quiabo, eu tinha quiabo da Rede em casa. Sempre que o preparo fica uma gosma só. Achei que com essa receita ia conseguir fazer um com menos gosma e realmente deu certo. Vibrei!
Eu acho que ficou boa a adaptação. Quem experimentar me diga o que achou.

O Arroz de Cuxá tem suas origens calcadas na junção das raças que forma a nossa etnia, o português, o africano e o indígena.
Trabalhos do pesquisador alemão Matthias Röhir Assunção, estudioso da matéria, sustentam que a palavra cuxá é de origem Mandinga, (tribo de negros da região de Guiné, no Continente Africano). Nesse idioma, “Kutxá, significa quiabo-de-angola ou vinagreira, cujas folhas verdes são usadas para um prato de sabor levemente ácido de grande apreciação dos povos de Guiné”. Quanto à etimologia, segundo o notável filólogo Aurélio Buarque de Holanda, em seu conceituado dicionário Aurélio, deriva a palavra cuxá da língua Tupi, junção dos vocábulos "Ku" (o que conserva) e "xai" (azedo). Sendo essa a origem do prato símbolo do Estado do Maranhão, donde alguns estudiosos concluem que a erva cuxá já existia no Brasil antes da vinda dos escravos, sendo que os índios não o experimentavam na culinária, conheciam tão somente o seu valor fitoterapeutico.
A variedade típica do apetitoso prato na região da ribeira do Mearim, onde deram-se os primeiros indícios de seu uso culinário no interior do estado, é de preparo simples, não carecendo uso de ingredientes exóticos. As folhas da vinagreira são cozidas, batidas com colher-de-pau ou liquidificador, acrescentam-se alguns condimentos, como pimenta de cheiro, gergelim etc, a critério, associa-se ou não o quiabo.
Hoje está inserido dentre os Bens Culturais de Natureza Imaterial do patrimônio cultural brasileiro, instituídos pelo Decreto nº 3.551 de 4 de agosto de 2000.

ARROZ-DE-CUXÁ VEGETARIANO

Ingredientes
- 1 xíc de chá de arroz, preparado, bem solto.
- 80 g de gergelim da Biorga torrados (cor marrom)
- ¼ de pimentão vermelho pequeno
- ½ molho de coentro
- 1 molho de vinagreira (verdura típica do maranhão - a vinagreira é o HYBISCUS BIFURCATUS)
- farinha de mandioca
- 12 quiabos em rodelas, cozidos em pouca água( acho que pela quantidade de vinagreira o ideal seria o dobro de quiabo).
- ¼ de cebola média
- 2 dentes de alho
- Sal a gosto
- azeite

Preparo
Cozinhar a vinagreira em água e sal. Depois de cozida e escorrida, pica-se a vinagreira, reservando a água do cozimento (que fica de uma cor linda, experimentei e tomei um pouquinho, se não fosse o sal eu teria adoçado para ver se ficava bom e infelizmente a foto não retrata a real beleza da cor).

Colocar no liquidificador o gergelim (torrei um pouco na frigideira), o pimentão, o coentro, a cebola e o alho. Depois de moídos retirar do liquidificador e misturar a farinha de mandioca (coloquei um bocado que achei que poderia engrossar a vinagreira).
Colocar a vinagreira cozida e picada numa panela acrescentando um pouco da sua própria água do cozimento e voltar ao fogo.
Quando estiver fervendo acrescentar a pasta batida, aos poucos, mexendo sem parar, até que fique uma pasta homogênea. Se necessário colocar mais um pouco da água do cozimento.
Acrescentar os quiabos previamente cozidos, misturar levemente e quando ferver novamente, estará pronta para ser servida.

Colocar o arroz em uma travessa funda, cobrir com o molho para servir ou, se preferir, colocar ao lado com um fio de azeite por cima.

PREPARO DO QUIABO
1 - Lavar muito bem e secar os quiabos, com papel toalha ou pano de prato... não tocar nos quiabos, para acabar de secar
2 - Após secar, cortar as pontas e deixar repousar por 2 horas. Durante esse tempo, não tocar nos quiabos
3 - Depois desse tempo, picar o quiabo em rodelas e cozinhar em pouca água e sal, até que fiquem macios (eu fiz antes um refogado com alho e azeite)

Fontes: http://cybercook.terra.com.br/sabores-do-maranhao---arroz-de-cuxa-na-comunidade.html?codigo=6210
http://www.cuxa.com.br/site/cuxa.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário