domingo, 11 de julho de 2010

DICAS - Para amadurecer banana

DICA PARA AMADURECER BANANA

Dayse mandou a seguinte mensagem para o grupo.

"Olá, tenho comprado banana prata e ela tem vindo sempre verde. Até aí tudo bem, mas tem demorado em geral, uma semana para amadurecer. Até aí, tudo bem também.
Sábado passado comprei uma dúzia de bananas e até hoje não amadureceu (7 dias).
O pior é que estão duras, tipo pedra, não tem a menor cara de que vão amadurecer. Estão até ficando pretas na casca e nem sombra de amadurecer. Estão pequenas e já me perguntei se não estão sendo tiradas muito cedo do pé.
Sou leiga, posso estar falando bobagem.
Estou com uma dúzia de bananas que até agora não deram sinal de que vão poder ser comidas."

Brígida mandou a seguinte resposta.

"Também tive o mesmo problema. Então, na quinta-feira, na reunião foi da comissão organizadora do II Encontro Estadual de Agroecologia, conversando com Rui, agricultor da COOPAGÉ-MAGÉ, que faz parte da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro, ele me disse que provavelmente o cacho está sendo tirado do pé muito cedo, mas me deu uma dica.

DICA
Embrulhar em jornal, juntamente com uma banana bem madura. Parece que o contato com ela acarreta uma aceleração do amadurecimento. Fiz isso na sexta-feira e hoje (sábado), às 18h 30min ela estava começando amarelar."


Às 23h Brígida me manda a seguinte mensagem: "Agora mesmo fui dar uma olhada na banana e já está amarelinha... e quinta feira ela estava verde e dura... eita... funciona mesmo... rs"

Explicações técnicas de Cristina, de Seropédica.
"A banana tem o amadurecimento promovido pelo acetileno.
Na produção convencional, usa-se carbureto para gerar acetileno (uma pedrinha de carbureto na água, forma o gás) e acelerar o amadurecimento dos cachos. Na agricultura orgânica não pode ser usado carbureto.
A banana madura libera acetileno. Por isso embrulhar, ensacar ou fechar em uma caixa as bananas verdes junto com uma banana bem madura, acelera o amadurecimento das verdes.
Agora, quando o cacho é tirado muito verde, as bananas ficam cascudas, com pouca polpa dentro e pouco doces e saborosas.
É que não deu nem tempo de acumular os nutrientes e o açúcar da banana, nem deu para desenvolver o fruto completamente."

8 comentários:

  1. Hoje já estão maduras prontas para consumo. Infelizmente não estão muito saborosas. Acho que foi devido terem sido tiradas do pé ainda muito cedo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Nós AMAMOS e produzimos a famosa Bananinha Saborosa e adoramos seu Blog !!!

    ResponderExcluir
  4. Comprei um cacho bem grande de bananas verde, mas já faz mais de quinze dias e não amadurece, as bananas até são grandes, mas quando começa amadurecer uma , uma parte dela estraga, o que fazer?

    ResponderExcluir
  5. Lamento informar mas segundo a instrução normativa 46 que regula os orgânicos
    No anexo 7 item 27 é permitido o uso de carbureto sim

    ResponderExcluir
  6. Banana produz etileno
    Quem produz acetileno é o carbureto em contato com a água

    ResponderExcluir