domingo, 25 de julho de 2010

DICAS - Farelo de Arroz

COMO CONSUMIR FARELO

Rodrigo gostaria de saber se alguém já perguntou ou se foi postado algo para ser feito com o farelo torrado de arroz.
Ele é usado também na multimistura e no dia 26 de julho de 2009 eu postei algo sobre esse assunto aqui.

http://ecosdarede-receitasecologicas.blogspot.com/2009/07/receitas-com-dicas-de-aproveitamente-de.html

No livro Sugar Blues, de William Dufty (quem não leu vale a pena ler), existe a seguinte passagem. “Quando a introdução do arroz branco no Japão foi acompanhada pelas explosões de beribéri, logo as pessoas comuns compreenderam qual seria a solução. Os hábitos tradicionais, felizmente ainda frescos em suas memórias, diziam que retornassem ao antiquado arroz integral. Quando seguiam essa ideia, tudo saía bem. Comendo arroz integral, tornavam-se novamente sadios, seres humanos integrais.”

Não é um contra censo? Pega-se o arroz, tira-se a casca dele e, conseqüentemente suas vitaminas, come-se um arroz pobre e compra-se o farelo que lhe foi retirado. Gasto dobrado de mão de obra para descascá-lo, torrá-lo, ensacá-lo e de seu dinheiro pois está pagando duas vezes pelo mesmo produto.

Eu penso que arroz e todo o resto é para ser comido integral. Fazendo isso não se precisa consumir o farelo. A não ser que você esteja com algum problema de saúde e precise comer o farelo em quantidade maior para acelerar sua recuperação. Agora, se você come o arroz branco, então coloque farelo na sua refeição para complementar.

O farelo, após adquirido, deve ser imediatamente preparado (torrado). O que compramos na Rede já vem torrado.
Deve ser sempre novo, sem cheiro de ranço ou de mofo e guardado em vasilhas bem fechadas.
A quantidade recomendada diariamente para a obtenção dos benefícios está em torno de 60 gramas, quantidade equivalente a quatro colheres de sopa do produto.
O farelo pode ser acrescentado a vários pratos, como feijão, tortas, ensopados, vitaminas, molhos e pães, já que seu sabor não é acentuado.
Eu já usei em farofas e granola.

Consulta: http://www.cnpaf.embrapa.br/publicacao/folhetos/arroz_farelo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário