domingo, 25 de janeiro de 2015

CEVICHE DE MANGA

Primeiro Ceviche
Ceviche com Chia
 Gente, adoro manga, aliás gosto muito de frutas mas acho que manga é a maior preferência mesmo.
Pois é, esse ano deu muita manga por aí afora e, inclusive, no meu terreno. Carla me disse que devia ser por causa do calor pois elas gostam e outra coisa que observei também foi que esse ano em setembro, que é quando as mangueiras florescem, não ventou muito e, consequentemente, suas flores caíram menos.
Estou chupando manga, trocando mangas para aproveitar e comer na sua diversidade, dando manga pra todos, fazendo sacolé e, ainda assim, estamos jogando manga fora porque não dá vencimento.
Gosto muito mesmo é de comer a fruta in natura e a manga mais deliciosa de todas pra mim é a espada do Aurelino, onde acontecem nossas entregas. Ela é divina!
Uma grande amiga, que vive na Itália, estava no Brasil e ela adora manga. Já dei duas sacolas pra ela e, está sobrando manga...
Outro dia, vi no programa Fome de quê?, apresentado pela chef e nutricionista Neka Menna Barreto, um chef boliviano especializado em ceviches, Checho Gonzales, fazendo um ceviche com manga que me atraiu e eis que, sábado, no programa Estrelas, a chef Renata Vanzetto preparou um ceviche de manga que me apeteceu muito.
Fui eu para o site do programa pegar a receita, que adaptei.
Fiz e ficou uma delíííícia! Claro, convidei minha amiga pra vir experimentar e ela também adorou.
Não parei de pensar nele e esperei ansiosamente o fim de semana para fazer novamente e levar para o nosso almoço na reunião que teríamos da Rede.
Qualquer dia vou experimentar fazer um com palmito, outro com shimeji e, por sugestão de Rafaela, outro com polpa de coco verde. Huuum, já estou imaginando as delícias que vão ficar. Depois conto pra vcs.
Ceviche da Reunião da Rede 

CEVICHE DE MANGA

Ingredientes
2 limões (de preferência galego, rosa ou desse tipo porque o tahiti não é limão, é lima azeda)
2 laranjas
2 mangas rosa e mais algumas que tinha em casa (usar mangas maduras mas durinhas)
1 cebola roxa média
2 colheres de café de gengibre picadinho
2 colheres de sopa de folhas de hortelã fresca
2 colheres de sopa de coentro fresco e cheiro verde
2 colheres de sopa de chia hidratadas (da segunda vez que fiz já deixei hidratando no suco)
Sal à gosto
azeite à gosto

Preparo
Primeiro corte a manga em cubos e coloque na geladeira. Coloque a chia para hidratar (não sabia que ficava gelatinosa). Esprema o suco dos limões e laranjas, corte a cebola em meia lua. Numa tigela, misture a cebola, o gengibre, as ervas frescas, o suco,  a chia escorrida, o sal, a manga e o azeite. Na hora de comer salpique chia por cima sem hidratar, que é para ficar crocante.

Outra opção: Coloque a manga picada numa travessa. À parte, misture os demais ingredientes do tempero e jogue sobre a manga momentos antes de servir. Para que fique mais gostoso, mantenha a manga na geladeira.

NOTA: Maravilha está sendo pegar alguns temperos na minha jardineira! Nessa receita peguei hortelã e coentro.

FONTE: http://gshow.globo.com/receitas/estrelas/file-de-peixe-e-acompanhamentos-da-chef-renata-vanzetto-54ba8a3f4d38851fb3000045

3 comentários:

  1. Tava preparando o cardápio da semana e vou incluir essa receita. Me deu água na boca. Obrigada por compartilhar. Gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Quase um ano depois e as mangueiras já carregam seus frutos. Logo muitos cairão de maduro. Desmamam da árvore mãe para experimentar novas aventuras. Uns pequenos resolvem sair mais cedo, as vezes a chuva r o vento antecipam seu nascimento. E aí podemos mergulhar com eles em outras experiências. Suco de manga verde lembra limonada. Comida como legume, ralada, cozida, chutneu de manga verde. E vinagre de manga é uma ótima experiencia pra desfrutar da abundância da mangueira.

    ResponderExcluir