quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CATALONHA

Temos tido Catalonha na Rede. Ela tem uma folha linda!
Como já houve gente que me perguntou como é que se come, resolvi postar hoje umas receitinhas com ela.
Da mesma família da chicória, almeirão , alface, dente-de-leão e serralha. Segundo nossa associada italiana, Renata, na Itália ela se chama chicórea e a chicórea se chama escarola, que aqui também é uma outra verdura.
É mais amarga que o almeirão. Devido a este sabor amargo, que é eliminado durante a fervura, a catalonha deve ser cozida por muito tempo com bastante água.

PARA FAZÊ-LA COZIDA
Coloque-as na água fervendo, deixando cozinhar em fogo lento por 10 minutos. Escorra a água e repita o processo mais uma vez. Escorra novamente as folhas espremendo bem, para retirar toda a água. Ao prepará-la, escorra bem antes de adicionar tempero. Além das folhas, os talos também são utilizados.
Em uma panela aqueça o azeite e doure o alho, coloque as folhas de catalonha, refogue e, se precisar, acrescente sal a gosto.

SALADA I
Limpe a catalonha cuidadosamente e, depois de cortá-la em pequenas fatias, mergulhe-as numa tigela com água fria e coloque na geladeira por 1 hora. Transcorrido esse tempo, escorra muito bem e ponha na saladeira. Tempere-a com azeite, sal e caldo de limão.

SALADA II
Doure alho espremido no azeite e acrescente tomates secos, cortados em tirinhas. Com esse composto, tempere a catalonha já preparada como na receita anterior.

FAROFINHA DE CATALONHA

Ingredeientes
1 maço de catalonha
2 xícaras (chá) de farinha de milho ou de mandioca
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola

Preparo
Depois de escolhida, lavada e cortada bem fina, leve a catalonha a cozinhar em água e sal por 10 minutos. Escorra bem e reserve. Faça um refogado com o azeite, alho e cebola, coloque a catalonha, depois de refogada acrescente a farinha e deixe ficar com consistência de farofa. Adicione sal a gosto.

Nota
Cheguei ao blog da Kris http://www.cozinhandopararelaxar.com/2011/04/voce-conhece-catalonha.html que me remeteu ao blog da Lisa. Lá tem uma mensagem linda! Vale a pena conferir!
http://lisasukys.blogspot.com/2009/07/catalonha-nao-desperdice-o-seu-dia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário