segunda-feira, 6 de junho de 2011

CREME DE TOFU E OUTRAS SUGESTÕES COM TOFU

Vamos falar um pouquinho dos nossos produtores dos ingredientes que estão nessa receita.
O tofu da Rede é produzido de forma artesanal no Restaurante Metamorfose, que fica no Centro do Rio, na Rua Santa Luzia, 405. Lá você encontra comidinhas vegetarianas deliciosas!
Voltando ao tofu, eles utilizam soja orgânica da Cooperativa Ecobio. É feito por um funcionário que os ajudou a desenvolver o produto e que trabalha com eles há 10 anos e em fabricação de tofu há mais de 20 anos.
A ECOBIO é uma empresa familiar, de produtores rurais, que industrializam seu próprio produto. São produtores orgânicos desde 1984 e começaram a industrializar os produtos em 1999. Eles estão localizados na BR-468 km51 em Coronel Bicaco-RS.
O projeto do RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado), nasceu do sonho de pequenos agricultores, migrantes oriundos de várias partes do país, com o firme propósito de se fixarem no assentamento feito pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Nova Califórnia, divisa do Acre e Rondônia. Atualmente o RECA envolve 12 famílias e atua em 3 frentes: organização dos produtores, implantação de culturas e industrialização/comercialização. O plantio é consorciado entre cupuaçu, palmito de pupunha e castanheira.

Vamos ver mais umas receitinhas de TOFU dadas por Mariana, nossa associada.

Ela me disse o seguinte no email:

"- Eu passo no processador com um pouco de azeite e temperos. Assim fica com consistência de
pastinha.
Se eu quiser usar no lugar do creme de leite ou da maionese, diluo com um pouco de leite
Ainda não experimentei usar em algo que vá ao forno, mas usei para fazer um "arroz à piamontese" e ficou bom, ou seja, tolerou o calor do fogo."

Lembrei que ela tinha falado algo mais na nossa entrega, então respondi:

- Como pastinha tenho usado. Era esse outro modo, como creme de leite que eu queria.Vc só
usou no arroz? Tinha impressão de que tinha me falado mais alguma coisa.

Ela então me enviou a receita abaixo:
CREME DE TOFU E PALMITO
Ingredientes
1 vidro de palmito Reca
1 tofu
azeite
sal
salsinha e manjericão roxo para enfeitar

Preparo
Colocar tudo no processador. É melhor colocar primeiro o palmito para ficar mais fácil de bater.

Usei como pastinha, mas acho que dá para fazer recheio de panqueca ou de legumes assados,
no macarrão, em quiches... Sei que dá para fazer cheesecake (doce).


OBS: Podemos experimentar com os leites vegetais que temos aqui no blog. Eu experimentei com torradas no lanche e como tempero na salada, que achei muito bom. O único detalhe pra mim é que essa quantidade fica com muito gosto de tofu. Da próxima vez vou experimentar com menos tofu (ex: um vidro de palmito para meio tofu). Hoje estou decidindo mudar os marcadores do blog. Já estamos com muitas receitas e eu mesma fico com dificuldade de procurá-las quando quero ver pelo tipo de produto. Espero que facilite a vocês também!

Para saber mais
Ecobio http://www.ecobiosaude.com.br/
Metamorfose http://www.restaurantemetamorfose.com.br/
Reca entre em http://www.redeecologicario.org/reca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário