sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DOCES - Doce de Mamão Verde

O Gilson, marido da Tania Alice, pediu a Maira uma receita com mamão verde.
Depois de muitas promessas de Simone, da Rede, de histórias de uma viagem com comidinhas gostosas que ainda não vi (rsrsrs), saíram duas receitas de doce de mamão ralado.
Santo mamão! Espero que ele frutifique em mais receitas, viu Simone!

Como tem gente que gosta do doce de mamão espelho, acrescentei esse também, que encontrei no site http://www.livrodereceitas.com

Quanto ao leite do mamão, Simone nos diz que no mamão verde não temos que nos preocupar em retirar. Só se faz isso quando ele está maduro.
Ela nos alerta também a ter atenção pois se o mamão verde cair no chão ele amarga. Por isso cuidado ao retirá-lo do pé. Use uma vara com um saco na ponta.

Vamos às receitas, então.

DOCE DE MAMÃO VERDE RALADO SEM COCO
"Esta foi uma das melhores que comi, só que é absolutamente de olho. Um desafio para os cozinheiros de primeira viagem, mas um ótimo treino para despertar essa mágica que é cozinhar, de preferência em fogo brandíssimo e com muita paciência". (Simone)

Receita da Helena
Ingredientes
mamão verde ralado
açúcar
cravo da índia

Preparo
Colocar o mamão em uma panela com o açúcar e deixar apurar (em fogo baixíssimo), naquele caldinho que vai se formando. Cuidado para não queimar. Quando pronto, colocar o cravo.

DOCE DE MAMÃO VERDE RALADO COM COCO
Receita da Marise
Ingredientes
mamão
água
açúcar
cravo
coco

Preparo
Lavar o mamão, partir e ralar os pedaços em ralo fino. Escaldar com um pouco de água fervente, escorrer. Colocar na panela com açúcar, cravo e coco. Cozinhar em fogo brando.



DOCE DE MAMÃO ESPELHO
Ingredientes
1kg de mamão verde
casca de limão
1/2kg de açúcar
1 xíc de água
cravos
sal (eu gosto de sempre colocar uma pitada de sal nos doces)

Preparo
Riscar o mamão para escorrer o leite. Pouco depois descascar, cortar ao meio e retirar as sementes com uma faca bem amolada. Cortar o mamão em tiras bem finas. Fazer uma calda rala com o açúcar, 1 xícara de água, as cascas de limão e os cravos. Juntar os espelhinhos de mamão depois de bem lavados e deixar até ficarem macios. Se preferir o doce com calda mais fina, levar tudo junto ao fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário