domingo, 8 de março de 2009

SALGADAS - Inhame


Algumas dessas receitas foram enviadas pelo Marcelo.

Antes da receita um pouquinho de informação sobre inhame e dengue já que, no momento, essa é uma grande preocupação de todos.
Seu poder para prevenir e ajudar na cura da dengue é notório. É MAIS PODEROSO QUE A BATATA e tem a vantagem de ser nativo. Enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Comer inhame em vez de batata, duas ou três vezes por semana, previne contra dengue.
Em situações de Epidemia, comer um inhame por dia é mais que bastante - em sopa, purê,
ensopadinho, pastinha com alho . Mesmo já estando com dengue, comer inhame costuma
acelerar muito a recuperação. Também é importante usar o inhame depois da dengue, para
eliminar os resíduos do sangue que tornam mais dramática a recaída.
O inhame limpa o sangue, fortalece o sistema imunológico e protege de infecções transmitidas por mosquitos, como dengue, malária e febre amarela. Ele faz todas as impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos.
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito,
neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo.
Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas
por outros plantios. Não evita a picada, mas impede, que os micróbios proliferem.
As picadas não coçam nem inflamam. Isso já foi comprovado cientificamente
e empiricamente nem se fala – tanto que o inhame sempre age como auxiliar no tratamento
de infecções poderosas como a sífilis.
É ótimo para alimentação infantil, pois tem sabor delicado e é bastante energético

Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.
O INHAME MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO. Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não tem o mesmo poder curativo do inhaminho
(também chamado de inhame chinês).

Já que estamos falando de dengue aí vai mais uma informação muito importante.
Em seu livro IRRIGAÇÃO DA VIDA, pág. 160, o Dr. Jong Suk Yum (criador da Unibiótica) nos diz: “beber água diariamente é uma prevenção segura contra doenças contagiosas, assim como contra a diarréia e a prisão de ventre...e sem prisão de ventre não há gripe (a maneira correta de beber água é de gole em gole e na temperatura de água da fonte).
Doenças contagiosas como febre amarela, dengue, malária etc são curáveis pela simples ingestão de água. Essas doenças ocorrem porque as pessoas não bebem água e não comem verduras frescas (maior fonte de vitamina C), apenas cozidas.
O mosquito pica também o boi e o cavalo, mas só o homem contrai dengue. Isso significa que toda questão não se localiza apenas no mosquito, mas também na resistência que cada indivíduo tem. Uma pessoa que tem adequado estoque de vitamina C e de sangue limpo, com boa circulação, não enfrentará grandes complicações se for picada por mosquito, aranha ou mesmo ingerir micróbios. O organismo saberá se defender.
Observe que quando uma doença contagiosa se difunde nem todos são contaminados. Podemos, portanto, perceber que, além do vírus, outro fator possibilita ou evita o contágio. Devemos manter nossa casa sem focos de mosquitos mas é mais importante localizarmos este fator do que sairmos por aí matando mosquitos. O principal fator é o enfraquecimento do nosso sistema imunológico e a água ajuda a fortalecê-lo.
As principais causas de contágio (e do enfraquecimento do nosso sistema imunológico) são:
1.roupas sintéticas e má alimentação, que provocam o mau desempenho da PELE;
2.costume de comer alimentos sempre cozidos (NUTRIÇÃO);
3.sobrecarga dos pés, devido à condição ereta da postura humana (MEMBROS);
4.a luta pela sobrevivência sobrecarregando (estressando) a MENTE.

Agora chega de blá blá blá e vamos às RECEITAS.

COZIDO NO VAPOR - Ponha alguns inhames com casca e tudo (bem escovados) na parte superior da cuscuzeira, ou numa peneira de cozimento no vapor, sobre uma panela com água fervendo, e tampe. Depois de meia hora espete com o garfo para ver se estão macios. Nessa altura a casca solta com muita facilidade, basta puxar que sai inteirinha. É aí que o inhame tem o sabor mais simples e gostoso.
NOTA: Eu e meu marido já experimentamos com aqueles inhames bem pequenos e adoramos!

PASTINHAS DE INHAME - São ótimas para passar no pão e substituem muito bem as pastas de queijo nas festas. A base é um purê de inhames cozidos e amassados, ao qual se
acrescentam azeite, folhas verdes picadinhas (salsinha, manjericão, coentro, cebolinha a gosto) ou orégano; uma beterraba cozida e batida no liquidificador com inhame e um tantinho da água vai produzir uma pasta rosada.
Inhame batido com azeite, alho, a água e sal faz uma delícia de molho tipo maionese.
Use a criatividade e ofereça aos amigos uma coisa nova de cada vez!

SALADA DE INHAME - Descascar e ralar o inhame e colocar numa vasilha com água. Lavar bem. Escorrer e refogar com azeite.deixe esfriar. Uma pitada de sal e limão.

PURÊ DE INHAME - Descascar e lavar bem o inhame. Cortar em pedaços e cozinhá-lo até amolecer. Colocar o inhame num prato, amassar com um garfo bem amassadinho ou passar no espremedor. Levar ao fogo com um pouco de azeite e sal acrescentando um pouco da água do cozimento, se necessário.

NHOQUE DE INHAME - Cozinhe o inhame e depois descasque. Amasse bem. Tem que cozinhar até ficar mole, uma meia hora. Amasse e misture farinha de trigo integral com uma pitada de sal até formar uma massa.
Faça bolinhas pequenas e cozinhe em água fervente com sal. Quando subirem à superfície,
conte até cinco e retire. Sirva com seu molho de preferência.

ENGROSSANDO O CALDO - Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão, que eles desmancham e o caldo fica bem grosso.

BOLINHOS DE INHAME - Cozinhe, descasque e amasse ligeiramente os inhames com um pouco de cebola ralada, cebolinha verde picadinha ou alho-porró em fatias fininhas, umas pitadas de cominho e outras de sal; junte farinha de trigo para dar liga, pincele com molho shoyu e asse no forno até a superfície secar.

Para saber mais e ver outras receitas, entre no site de Sonia Hirsch: www.correcotia.com

Fontes de consulta: livros Comer bem (Dona Benta), Meditando na cozinha, Dengue? Inhame! e do site da autora Sonia Hirsch.

3 comentários:

  1. Que bacaninha está seu blog!
    Estou amando passar por aqui.
    As receitas já estão indo para o meu caderninho especial.Nele, só vão receitas de amigos e parentes testadas e aprovadas pela minha boquinha gulosa!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. ola
    sou lucia tive a honra de conhecer o dr Jong suk yum pessoalmente fazendo seus cursos e tudo o que ele pregava esta mais atual do que nunca.
    por favor me informem o endereço ou telefone dele
    at
    lucia
    lm.hirsch@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. nossa muito bom fiz e adorei
    seu blog esta otimo

    ResponderExcluir