domingo, 18 de novembro de 2012

BISCOITO INTEGRAL E COQUINHO AZEDO

Há um tempo, Karine, de Vila Isabel, me mandou um email dizendo que havia criado uma receita inspirada nas receitas dos biscoitos de gergelim e de aveia.
Sugeriu também que colocássemos uma receita com o coquinho azedo, que é um produto transitório, mas que ainda temos no nosso estoque as polpas da Central do Cerrado.

BISCOITO INTEGRAL DE BANANA COM QUINUA OU AMARANTO

Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de aveia grossa
1/2 xícara de quinua ou amaranto em flocos
1 xícara de açúcar mascavo ou de mel
1 banana média (bem madura) amassada
2 colheres de manteiga (não precisa ser muito cheia!)
1 punhado de linhaça
1 punhado de uvas-passa picadas

A banana, além de dar um gostinho especial e ajudar a dar liga (evitando que coloque muita manteiga), deixa a massa mais macia.
Deve ficar uma delícia com castanha (da Amazônia ou de baru).
Vale ir testando as proporções entre farinha de trigo, aveia e quinua/amaranto.

COQUINHO AZEDO (Butia capitata)

O coquinho azedo é uma palmeira nativa do Cerrado e ocorre nos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais, geralmente em vegetações abertas, solos arenosos e próximo às margens de rios e córregos.

O coquinho azedo ajuda a manter o equilíbrio do ambiente em que ocorre. Suas plantas melhoram a qualidade do solo e servem de abrigo e proteção para vários animais do Cerrado. Seus frutos são importantes na alimentação de diversos animais como aves, mamíferos e insetos. Dependendo da região, o coquinho azedo também pode ser chamado de coquinho, coco-cabeçudo ou butiá.

O coquinho azedo não está presente apenas na alimentação dos agroextrativistas. Devido ao seu delicioso sabor e alto valor nutritivo, seus frutos têm uma ampla aceitação no mercado, sendo muito consumido na forma natural ou como sucos, picolés, geléias, licores, bolos e sorvetes.
As amêndoas do coquinho azedo são utilizadas na fabricação de doces, pães, biscoitos, canjica e óleos, aumentando o potencial nutricional desses produtos. Durante a safra, a comercialização dos frutos do coquinho azedo é uma importante fonte de renda para os agroextrativistas.
Suas folhas e fibras são usadas ainda na fabricação de vassouras, cestos, cordas, cobertura de casas e estofados.

SORVETE DE COQUINHO AZEDO

Ingredientes
2 xícaras de polpa de coquinho azedo
1/2 xícara de água
2 copos de leite
1 xícara de açúcar
1 xícara de creme de leite

Preparo
Primeiro, bata a polpa com meia xícara de água no liquidificador por cerca de dois minutos. Peneire, junte
os outros ingredientes e bata por mais dois minutos. Coloque em uma vasilha e deixe no congelador por
aproximadamente 5 horas.

As informações sobre o coquinho azedo e a receita foram retiradas da publicação "Boas práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável do Coquinho Azedo", 2010, realizada pela EMBRAPA e o Instituto Sociedade, População e Natureza - ISPN.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e receitas! Vou postar algumas em meu blog tbm! Bom dia e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Evandro! Pode ficar à vontade para postar o que quiser. Dei uma passada rápida para conhecer o seu. Achei algumas receitas interessantes, tirando as lights rs, porque não gosto dos ingredientes usados nos produtos light. Depois vou olhar com calma e também postar alguma aqui com os seus créditos. Deixo um comentário lá para vc saber.
    Sucesso para vc também!

    ResponderExcluir