domingo, 25 de março de 2012

PRODUTOS DE LIMPEZA



Nesses últimos dias tem havido uma grande polêmica na Rede em torno dos produtos de limpeza sobre a questão de serem ecológicos ou não.
Por esse motivo estou postando, hoje, uma complementação das receitas retiradas da apostila Biocosméticos, de Rafael Ninno Muniz e Natalia Gadelha de Souza, a fim de ajudar a quem quiser confeccioná-los e dar mais clareza sobre o que é menos agressivo para nós e para o meio ambiente.

PRÁTICA COM OS PRODUTOS DE LIMPEZA

Aqui vale a mesma recomendação feita para os fitocosméticos: simplicidade no preparo, respeito e conhecimento com a planta utilizada. Para a produção e uso dos materiais de limpeza, podemos fazer em grandes quantidades e guardar, devido ao fato do uso poder ser contínuo quando for o caso de uma limpeza diária.

DESINFETANTE
O desinfetante convencional funciona como um produto que combate os fungos e bactérias provenientes da sujeira da casa.
Seguindo nessa lógica, vamos fazer um desinfetante à base de álcool comum (de cozinha) aliado à planta medicinal de sua preferência, que possua poder anti-séptico e aromática, pois é importante o cheiro que ficará na casa. Para isso, a planta pode ser, desde um hortelã e alecrim até a arruda, sálvia ou citronela.
O procedimento é colocar a erva em infusão em 1 litro de álcool e deixar descansar por, no mínimo, 3 dias ao abrigo da luz.
Quanto mais erva for adicionada mais forte ficará o concentrado. Com esse produto inicial, colocamos o equivalente a ¼ de copo (em torno de 50 ml) em um balde com 1 litro de água. Pode ser acrescentado um pouco de bicarbonato de sódio e para aumentar o poder de limpeza podemos espremer 1 limão nessa mistura. Está pronto o desinfetante!

DETERGENTE E SABÃO LÍQUIDO
O leitor/experimentador pode perceber que não foi passado nenhuma receita de como fazer sabão ou sabonete. Isso porque é necessário a utilização de soda cáustica (hidróxido de sódio) para realizar a reação química para dar consistência e capacidade de desengordurar ao sabão. Devido à esse elemento ser um químico muito forte e a reação desprender gases que são tóxicos, eu particularmente parei de fazer sabão ou sabonete.
Venho realizando pesquisas e trocando diálogos com pessoas que trabalham na confecção de sabonetes, em busca de alguma receita que não utilize a soda, mas ainda não consegui nada.
Hoje em dia eu utilizo como detergente uma receita à base de sabão já pronto. Dou preferência na escolha do sabão feito sem LESS (Lauril Éter Sulfato de Sódio) e sem utilizar gordura animal, com base em óleo de côco, babaçú ou outro óleo vegetal. É possível de se encontrar no mercado sabão assim.
Com posse de um sabão com essas características (sem lauril e sem gordura animal), derreto 2 barra do sabão picado em 1 litro de água numa panela, utilizando fogo para isso. Num liquificador, coloco 03 limões picados com casca e 1 pedaço médio de gengibre com casca, para 01 litro de água. Bata tudo e coe com uma peneira. Acrescente o bagaço coado novamente no liquidificador com mais 01 litro de água e bata novamente, coando em seguida. Misture o sabão derretido anteriormente com o preparado do liquidificador e pronto. Com isso obtemos 03 litros de detergente excelente, feito à base de um bom sabão, limão e gengibre! Vamos chamar esse preparado de sabão base, de onde podemos utilizar ele como detergente, xampu, sabonete líquido e sabão para lavar roupas.

SHAMPOO
Para xampu, apenas acrescente o óleo essencial que você tenha preferência. Para 01 litro de sabão base, coloque 10 gotas de lavanda + 10 gotas de laranja + 5 gotas de canela. Essa é uma ótima receita para combater caspa e escamações em geral. Acrescente nessa mistura 01 colher de sopa cheia de óleo de andiroba e você terá um excelente xampu hidratande, o tal 2 em 1 muito vendido no mercado.

LAVA-ROUPAS
Aqui entra o PasBas em ação novamente (receita já postada aqui no blog em http://ecosdarede-receitasecologicas.blogspot.com.br/search/label/Dicas). Coloque na máquina de lavar sua mistura de pó anti-séptico básico, um pouco de álcool ( ¼ de copo) para ajudar a clarear as roupas (eu coloco bicabornato de sódio), se tiver em casa pode colocar pedaços de gengibre ou alguma erva fresca de sua preferência e esprema 1 limão junto. Pronto, coloque a máquina para funcionar e veja o resultado!
Uma alternativa como substituto do sabão em pó é utilizar o sabão base da receita anterior na mesma proporção que você utilizaria o sabão líquido químico.

AMACIANTE DE ROUPAS
Aqui a simplicidade fala mais alto! Substitua seu amaciante por vinagre de álcool (ácido acético) diretamente, na mesma proporção do amaciante. Tem a vantagem de não agredir as roupas como os amaciantes comuns, não deixa cheiro e é muito eficiente, contribuindo para ação bactericida e de limpeza, além de ser muito mais barato e prático que os amaciantes químicos!

Fonte: http://www.wix.com/rafaelninno/cosmeticaviva2#!

Nenhum comentário:

Postar um comentário