domingo, 15 de janeiro de 2012

MOQUECA DE PUPUNHA

Olá!
Desejo-lhes tudo de bom nesse 2012!
Estamos aqui para mais um ano, de dicas e comidinhas apetitosas e saudáveis, com um papinho gostoso, daqueles que se bate com nossos amigos, ao pé do fogão, enquanto vamos preparando a receita.

Demorei esse tempo todo a fazer uma postagem porque meu computador esse final de ano resolveu parar, fiquei usando o lap top do meu filho só para as necessidades mais emergenciais. Depois, problema resolvido, fiquei esperando umas receitas com canjiquinhas que uma "pessoinha" está me devendo há tempos, mas ainda não foi dessa vez.

Eu ia experimentar essa receita nesse final de semana, adaptando da Revista dos Vegetarianos, pegando a ideia da Muqueca de Chuchu, que já postei aqui, mas comprei um coco que estava ainda muito mole, não dando para fazer o leite e mudei meu cardápio. Mesmo assim quero compartilhá-la hoje com vocês. Assim que experimentar, volto aqui para acrescentar minhas observações sobre ela.

MOQUECA DE PUPUNHA

Ingredientes
palmito Reca
cebola picada
alho picado
alho-poró picado
pimentão vermelho
azeite de dendê (eu não uso mas está na receita e há quem goste)
alga japonesa (wakane e kombu)
leite de coco
coentro
sal a gosto
pimenta de bico
pimenta dedo de moça

Preparo
Como agora temos recebido o palmito em haste vamos cortá-lo em rodelas e depois ao meio. Reserve. Refogue a cebola, o alho-poró, o pimentão e, por último, o alho, nos azeites. Deixe dourar. Acrescente as algas, o leite de coco, deixe apurar. Bata no liquidificador com o coentro. Retorne à panela, adicione o palmito e o restante dos ingredientes e apure novamente.

Obs
Não coloquei as quantidades dos ingredientes que está lá porque a quantidade do nosso palmito é menor e deixei para cada um experimentar de acordo com o seu paladar.
Eu colocaria um pouquinho de aveia para engrossar (na Rede só temos a grossa, nunca usei essa pois acho-a muito dura, costumo usar aveia fina) mas estou em dúvida porque a alga pode fazer esse efeito.
Na revista ela assa o palmito fresco mas como nós temos o nosso já cozido, não coloquei no preparo essa orientação. Para quem consegue o palmito in natura é só assá-lo com um pouco de água, durante uma hora e meia, com papel-alumínio cobrindo a forma.
Eu não gosto de bater coisas quentes no liquidificador, então eu faria este molho antes e, na hora de comer, bateria e terminaria a receita.

Fonte
Revista dos Vegetarianos de janeiro/2012 - Chef Priscilla Herrera, do restaurante Banana Verde, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário