sábado, 24 de abril de 2010

SALGADAS - Feijão Azuki

Estava pensando que receita eu postaria dessa vez e fui a nossa planilha ver qual produto
ainda não estava contemplado aqui no blog. Como eu já ia postar uma receita de bolinho
de arroz, pensei: perfeito! A combinação básica brasileira: feijão com arroz! Então hoje
teremos feijão azuki com bolinho de arroz.
Antes, eu comia o feijão azuki e ficava sempre achando ruim ele não se
incorporar ao caldo como os outros feijões. Um dia uma amiga - o dia que eu lembrar quem
foi eu conto - me ensinou esta receita, que deixa o caldo bem grossinho. Experimentei
e agora faço sempre.

O feijão azuki, originário do Japão (plantado há milhares de anos - 9.000), é uma leguminosa
selvagem. Este feijão fermenta menos do que os outros. Os japoneses utilizam-no na
preparação de doces com sabor suave. Na alimentação vegetariana é o ingrediente principal
de feijoadas ou chili, por ser leve e saudável. Também é usado na preparação de sopas e saladas.
O consumo de arroz com feijão azuki fornece ao organismo uma combinação nutricional completa.

Antes de qualquer preparação, este feijão deve ser deixado de molho durante 10 a 12 horas.
Deve cozinhar-se, preferencialmente na panela de pressão, durante 30 minutos, sem sal.
O sal deve ser adicionado depois da cozedura e de se deixar a água evaporar, com a tampa destapada
e a chama moderada.

FEIJÃO AZUKI

Ingredientes
Feijão azuki
Louro
Alho
Óleo
Algas marinhas Kombu em pedaços grandes
Abóbora em pedaços grandes, com casca, de preferência a japonesa

Preparo
Coloque o feijão de molho como todos, de um dia para o outro.
No dia seguinte lave as algas e coloque de molho uns 30 minutos antes. Lave a abóbora, escovando bem sua casca e coloque tudo na pressão, inclusive a água em que ficou de molho a alga.
Após ficar pronto, pegue um pouco do feijão junto com a alga e a abóbora e bata no liquidificador.
Junte esse caldo ao feijão que ficou na panela. Tempere do mesmo modo que os outros, fazendo
um refogado com óleo, alho, louro e sal a gosto.

Mais informações e propriedades medicinais você encontra no site
http://www.centrovegetariano.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário