quarta-feira, 8 de julho de 2009

DICAS - salsa, cebolinha, manjericão roxo e branco, sálvia e outros


Nessa última entrega recebemos um molho de tempero misto com salsa, cebolinha, manjericão roxo e branco e sálvia. Como muita gente não sabe como usar (eu, inclusive, a sálvia), fui pesquisar. Incluí também outras verduras e temperos que me perguntaram como usava e a pimenta biquinho.

Aipo
: hortaliça de sabor marcante cujas folhas são utilizadas para temperar caldos ou sopas. Seu talo pode ser consumido cru em saladas (Salada de aipo com maçã, nozes e passas fica uma delícia!) ou cozido em ensopados. Ótimo também em canapés e ensopados. Aipo Marrom ou sal de aipo ou aipo em pó: aromatiza o sal. Principalmente usado em pratos com saladas de batata e cozidos com vegetais. Tempero feito principalmente com a semente, também chamado aipo em pó: tempero de salada de folhas ou legumes, molho de tomate, sopa de legumes, de cebola e caldo verde. Muito usado na Europa e Estados Unidos para temperar assados, sopas, picles e saladas. Origem Europa. Na Grécia antiga, era considerado sagrado e foi utilizado em emblemas de nobres.

Alho poró: é uma hortaliça com sabor muito semelhante ao da cebola. Utiliza-se tanto o bulbo (parte mais branca) quanto as folhas. De sabor suave e levemente adocicado, é empregado em sopas, saladas, ensopados e quiches. As folhas também são usadas secas como tempero. Parece com a cebolinha, porém maior.

Louro: largamente utilizado em molhos, marinados, ensopados, conservas, ficam particularmente bem com legumes como o feijão, sopas, vinha-d’alhos e chás.
Faz parte do Bouquet Garni (Bouquet de ervas aromáticas frescas ou secas amarradinho com barbante ou linha. Para ervas secas, faça um sachê com um pedaço de gase e amarre com um fio de algodão. O que você junta e a quantidade, depende da receita e do volume que será preparado. O Bouquet Garni clássico leva salsinha, louro e tomilho. Usado quando você quiser temperar, sem deixar vestígio dos temperos. Faça o bouquet e remova no final da preparação.).
Dá sabor especial ao molho de tomate. Usado principalmente como aromatizante em vinha d’alho e marinada. As aromáticas folhas de louro são utilizadas frescas ou secas e tem um lugar essencial num ramo de cheiros. Ao cozer batatas, junte-as à água. Seu óleo essencial é liberado lentamente, o que o torna mais adequado a cozimentos longos. A folha deve ser retirada antes de servir a comida, pois ela é muito ruim de mastigar. É originário do Mediterrâneo e Ásia Menor.

Manjericão: fortemente aromático, com sabor característico, é muito utilizado em molhos, sopas, pizzas, recheios de massas, macarrão, risotos e saladas. Há duas variedades: verde e roxo. Pode ser encontrado fresco ou seco. Obrigatório na pizza marguerita e no molho pesto. Principal é o odor. Bom ter plantado em casa. Chamado “erva dos reis” na Grécia antiga. Originário da Índia.

Sálvia ou Artemísia
: erva aromática levemente azeda, usada na culinária como condimento para queijos, tomates, recheios, saladas, molhos diversos, suflês, cremes, massas com manteiga, batatas, biscoito, vinha d’alho, pratos da cozinha italiana, excelente para recheios e chá. Dá realce a vários pratos quentes com tomate e queijo. Pode ser usada para substituir o louro em cozidos. Amarga. A sálvia tem um sabor potente, pelo que deve ser usada com cuidado. Use com moderação.
Originária do sul da Europa.

Fonte:
http://br.geocities.com/gil_de_almeida/temperos/Temperos.htm
http://www.mulherdeclasse.com.br/temperos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário