domingo, 15 de março de 2009

SALGADAS - Soufflè de queijo


Receita enviada pelo Paulo Bittar

Hoje vou colocar uma receita que me traz alguns questionamentos pois ao mesmo tempo que não quero ingerir queijo (e quase não o faço), ser minha meta eliminá-lo de meu cardápio, tenho que confessar que ainda tenho atração por esse produto.
Por outro lado, este blog está a serviço da Rede e não ao meu particular. Como a Rede é consumidora de queijo, tem um produtor que a abastece, devo contemplá-los.

Primeiro vamos saber um pouquinho da produção da Fazenda Serra Boa Vista, contada pelo Paulo.

A Fazenda Serra Boa Vista em Lima Duarte, MG, realiza produção biológica em sistemas ecologicamente planejados de diversos itens alimentícios e fitoterápicos desde 1983.

Os queijos produzidos na fazenda são obtidos a partir de ordenha própria do leite integral de vacas sadias e vacinadas, em boa parte da raça Jersey, certificadas pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária). É importante destacar que nosso rebanho leiteiro pasta livremente e conta com a presença de um simpático touro para os momentos de namoro. No momento, a capacidade máxima de processamento do nosso leite é de 200 litros/dia, sendo que o parmesão consome, em média, 11 litros para cada quilo produzido.
A produção é acompanhada por mãos e olhos atentos (diplomados na Escola de Laticínios do Instituto Cândido Tostes), por até 24 meses, quando atingem o nosso ponto máximo no processo de maturação.

Os queijos tipos “baby” (tem até um mês de cura), meia cura 1 (de 2 a 4 meses), meia cura 2 (de 5 a 8 meses), longa maturação 1 (de 9 a 12 meses) e LM 2 (de 20 a 24 meses de cura), são exatamente o mesmo queijo parmesão em diferentes fases de vida. Vale lembrar que na Itália é um verdadeiro sacrilégio consumir algum queijo tipo parmesão com menos de seis meses de maturação.

Além disso, o parmesão da Boa Vista tem 98% de ingredientes orgânicos na produção da massa formadora do futuro queijo, sendo que a legislação exige 85%. É importante destacar também que se utiliza amor, carinho, boa energia e a maior higiene possível para criar um queijo único na Serra da Mantiqueira brasileira, que faça jus ao nome de seu “primo” italiano.

Visitas à fazenda e à área de produção dos queijos e dos outros produtos são muito bem-vindas. Agende, um passeio conosco.

A história do soufflè de queijo é muito simples e interessante: sabe aquela situação em que você vê sua geladeira cheia de pequenos restos de boas comidas e não sabe o que fazer com elas?
Pois é, o soufflè também surgiu numa situação semelhante. Estava com vários pedaços de queijos após uma festa e tinha que dar um "destino nobre" para aquelas "crianças lácteas". Como produtores de queijos, inventamos uma receita gostosa para dar cabo dos ditos.

No mais, abraços, beijos e queijos mineiros.
Inté, Paulo Bittar.

SOUFFLÈ DE QUEIJO (dos produtores de queijos)

2 ovos caipiras
2 copos de leite
1 colh. sopa cheia de farinha de trigo integral
1 colh. sopa rasa de pó Royal
1 queijo minas curado (350 g) ou 300 g de parmesão ralado
3 alhos socados
½ cebola ralada
cebolinha e/ou ervas, verduras ( taioba) e legumes (cenoura) a gosto

Bater tudo no liquidificador e levar ao forno em pirex grande por aproximadamente 30 min.

Um comentário:

  1. O Ciro AMA souflé de queijo.
    Receita tão prática que ele mesmo pode fazer.
    Adoramos.
    bjs

    ResponderExcluir