quinta-feira, 5 de março de 2009

DICAS - Carunchos e traças, Conservação de aipim

1- DICAS PARA CARUNCHOS E TRAÇAS (Enviadas por Bibi)
Um dos problemas para a conservação de produtos secos orgânicos como arroz, feijão e farinhas são os carunchos (besourinhos, que adoram os feijões e dão também no arroz) ou traças (que adoram as farinhas).
Uma primeira dica é que quando a infestação é pega no início estes bichinhos não “estragam” o alimento e nem fazem mal para a saúde. Os carunchos inclusive são protéicos e não mudam o gosto quando estão em pequena quantidade.
Para matar os carunchos basta colocar por 12 horas os grãos no congelador ou freezer. Deixá-los voltar à temperatura ambiente e enxugar a embalagem antes de guardar. A embalagem deve estar bem vedada para, ao descongelar, os grãos não suarem e ficarem úmidos, porque aí eles mofam. O mofo é prejudicial para a saúde e muda o gosto dos alimentos.
Se a infestação de carunchos não for muito grande é possível, na hora de usar, apenas cobrindo com água a vasilha e escorrendo algumas vezes, pois os carunchos bóiam e são eliminados com alguma facilidade. No caso das traças basta peneirar as farinhas.
Procurar guardar sempre os grãos orgânicos em vidros ou potes, porque os carunchos infestam tudo, furando plásticos e até embalagens de papelão, passando de um produto para outro. Pode-se aproveitar vidros usados (de azeitona, de café solúvel ou outros).
Outra forma de evitá-los é armazenar a vácuo ou em recipientes bem vedados (garrafas, por exemplo) nos quais se elimina o oxigênio. Isso pode ser feito para grandes quantidades ou para quando se quer armazenar por longos períodos, dado que bem armazenados os grãos podem durar anos. Para eliminar o oxigênio colocar um pedaço pequenino de algodão com álcool, colocar fogo e fechar bem o vidro ou lata, pois assim o fogo consome todo o oxigênio e logo se apaga. Esta técnica é utilizada pelos agricultores para guardar os grãos utilizados como semente de um ano para outro.

2- DICA PARA CONSERVAR O AIPIM (Enviada por Bibi)
Para evitar que o aipim se estrague basta guardá-lo na geladeira dentro de uma vasilha com água, cobrindo bem o aipim. Ele pode ser guardado com casca ou descascado. Desta maneira ele chega a durar mais de uma semana na geladeira. Quando é guardado com casca, fica até mais fácil de descascar na hora de usar. Um recipiente ótimo para guardá-los são potes de sorvete.

3- AINDA SOBRE O AIPIM (Essa eu aprendi quando estava no Biochip (PUC)e viajamos para o Congresso de Vegetarianismo em Floripa e uso sempre)
Se você chegar cansado em casa, quiser deixar para descascar o aipim no dia seguinte e não quiser congelar ou colocar na geladeira, é só colocá-lo (cortado ou não) com a terra numa vasilha cobrindo-o com água. Este processo pode durar alguns dias trocando a água diariamente.

3 comentários:

  1. Olá
    gostaria de saber como posso colaborar com o ecos da rede...
    acabei de pedir para me associar por email e queria enviar receitas pro blog...
    meu email é jana.castroalves@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Entrei agora na web pra ver se havia alguma dica sobre como reaproveitar meu grão de bico recentemente comprado e que carunchou. Fiquei feliz ao ver as soluções apresentadas, algumas delas, no meu desespero aqui, acabei fazendo instintivamente, como colocar o grão de molho e deixar que os bichinhos boiem. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  3. olá,estou passando por uma infestação em minha casa,um pacote de feijão veio do supermercado com esse bichinho e contaminou tudo que estava guardado,fizemos uma limpeza geral e conseguimos acabar com eles nos alimentos,porém e infelizmente ,não conseguimos acabar com ele na casa,pois encontramos ele em toda parte,já faz dois meses e ainda tem infestação desse caruncho existe algum modo de mata-lo,atraí-lo para uma forma de inseticida natural para ele,ou em qual lugar ele pode esta se escondendo???

    ResponderExcluir