domingo, 16 de maio de 2010

DICAS - Queijo Parmesão

Diante dos problemas ocorridos com o queijo parmesão na nossa última entrega, resolvi postar hoje as orientações que o Paulo Bittar (nosso produtor de queijos) me enviou uma vez em que tivemos um problema aqui em Niterói. Espero que seja útil a todos!

CONSERVAÇÃO DO QUEIJO PARMESÃO

A durabilidade do parmesão vai estar muito ligada ao tipo de maturação (baby, meia cura ou curados), ao tamanho dos queijos (forma interira fechada ou pedaços partidos) e à estação do ano (quantidade de umidade no ar e temperatura ambiente).
Se for baby, que possui muita umidade na sua massa, a durabilidade é menor. Ao passo que o de longa maturação de um ano (LM1) já está bem sequinho, portanto vai ter uma durabilidade bem maior.
Se eles (qualquer tipo) foram para a geladeira, vão ter uma conservação mais longa, porém vão secar um pouco e ficarem mais duros.
Se ralados, podem ser congelados (freezer ou congelador) sem perderem suas características
originais de sabor e textura por muitos meses, já testei até 12 meses sem problemas.
Porém é importante lembrar que uma ou duas horas antes do uso, dependendo da temperatura
ambiente (verão ou inverno), deve-se tirá-los para aclimatação, porque teoricamente nenhum
queijo fica gostoso gelado!
Se aparecer algum mofo na casca do queijo, é só lavá-lo com água corrente e uma escovinha de nylon. Depois deixar secar ao natural e/ou usar papel toalha. Normalmente só cocorrem mofos superficiais (na casca), porém se o queijo já estiver partido e apresentar alguns buracos (olhaduras) naturais típicas do parmesão, faça um exame mais detalhado se não há alguma
infestação interna que precise ser removida e descartada.
Finalmente, podemos arriscar a dizer que de novembro a março (no sudeste brasileiro),
teremos uma conservação ao natural mais dificultada por conta do calor e da umidade alta.
No mais, sugiro que ao comprar uma peça ou pedaço de parmesão, decida por ralar uma parte e reservar outra para degustação em lascas, lâminas ou cubos.
E bom apetite!

POR PAULO BITTAR - PRODUTOR DA FAZENDA BELA VISTA (MG)

Eu tive esse problema com o mofo, fiz como ele sugeriu, sequei com a toalha e deixei secando um pouco ao natural também e eles ficaram ótimos. Comemos sem nenhum problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário