segunda-feira, 4 de maio de 2009

SALGADAS - molho com gergelim e tempero com gergelim e linhaça

Hoje eu queria mesmo era postar receitas com farinha e óleo de pequi, que está entrando na Rede este mês, só que não consegui achar nenhuma receita que tivesse um e/ou outro.
Se alguém tiver me mande, por favor.
Resolvi então procurar contemplar o gergelim e a linhaça.


Molho Natural para Saladas com óleo de gergelim

Ingredientes:
01 dente grande de alho esmagado, suco de 03 limões galego (rosa), 01 colher(chá) de sal marinho, 01 maço de hortelã pimenta, somente as folhas, lavadas e esmigalhadas, 01 cebola média picada bem miudinho, 02 colheres de sopa de óleo de oliva puro virgem de primeira prensagem à frio, 01 colher de sopa de óleo de gergelim puro virgem de primeira prensagem à frio.

Preparo:
Misture todos os ingredientes e deixe macerar por mais ou menos uns 30 minutos. Sirva na mesa em uma cumbuca de madeira ou de argila. As pessoas devem molhar as folhas de salada dentro deste molho. De resto, apenas bom apetite...

Receita do blog http://marinaheise.spaces.live.com/



Linhaça

Em geral, a ingestão recomendada de linhaça é de 3 colheres de sobremesa ao dia.

Gerlinsal com fibras – receita saudável de fibras

Muitas pessoas que desejam aumentar o consumo de alimento integrai em suas casas acabam encontrando resistência por parte dos outros membros da família. Uma boa opção é o gerlinsal com fibras, uma mistura de óleos nutricionais com sal marinho, que resulta em uma ótima composição de fibras saudáveis. Todos os ingredientes desta formulação são intergrais e crus.

Ingredientes
100g de semente de gergelim cru com casca, 100g de sementes de linhaça, 1 colher de sopa de sal marinho, 100g de gérmen de trigo cru, 100g de farelo de aveia e/ou de arroz

Preparo
Misture no liquidificador (aos poucos) as sementes e o sal, triture tudo. Coloque numa tigela e misture com o gérmen e os farelos.

Dá para 8 potes (com tampa) de 50g, que devem ser mantidos SEMPRE na geladeira ou no freezer e são válidos de 3 a 6 meses dependendo da forma correta de embalagem e estocagem.
Divida com amigos e parentes.
Use para temperar refogados, ensopados, sopas, cremes, patês, maioneses, purês e saladas.
Use 1 colher (chá) para até quatro pessoas.

Importante: sempre que aumentamos o consumo de fibras, que haja também um aumento da ingestão de frutas, vegetais e água.

Receita retirada do livro A importância da Linhaça na saúde - Conceição Trucom, editora Alaúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário