quarta-feira, 6 de maio de 2009

DICAS - Linhaça

Existe a linhaça marrom e a linhaça dourada.
Como todo vegetal, existem muitas variedades de uma mesma família. Entre a linhaça marrom e a dourada podem existir muitos tons, mas a diferença entre elas é muito pequena quando falamos de ômega-3, que é o quesito onde elas foram mais analisadas e comparadas. As condições de cultivo e a variedade podem alterar a quantidade de pigmento da casca, porém internamente a semente costuma apresentar composições muito próximas. E neste aspecto, ao contrário do que alegam os que comercializam a linhaça dourada (importada do Canadá), existe uma discreta vantagem para a linhaça marrom que é 100% nacional.

Para adultos o consumo diário máximo é de 1 colher de sopa/dia. Para crianças até 12 anos é de 1 colher de sobremesa/dia.
Por que este limite?
Todo vegetal, principalmente as sementes, contêm substâncias de defesa para preservarem a integridade da semente até sua germinação. Para o ser humano estas substâncias passam a ser nocivas quando existir um exagêro no consumo.Trata-se do mágico da natureza, onde bom-senso é benvindo. Por este motivo não se deve consumir qualquer semente em excesso: seja castanha do Pará, de caju, amendoim, de abóbora ou de linhaça.

É possível substituir o óleo ou gordura de uma receita por óleo de linhaça.

Outra substituição interessante é trocar 1 ovo por 3 colheres (sopa) de linhaça, para dar liga ou consistência.
Coloque 3 colheres de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água, deixe de molho por 4 horas e adicione na receita em substituição ao ovo. 1/3 xícara (chá) de óleo é equivalente a 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída.
Use em panquecas, bolos e bolinhos.

O óleo deve ser armazenado em local fresco e ao abrigo da luz solar para evitar a oxidação e o envelhecimento. Uma forma de aumentar a validade do produto é mantê-lo na geladeira ou acrescentar ervas antioxidantes, como manjericão, orégano, gengibre ou sálvia.

Dica retirada do livro A importância da Linhaça na saúde - Conceição Trucom, editora Alaúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário