sábado, 23 de junho de 2012

PIMENTA DE MACACO

Já tem uns meses temos recebido da Fazenda Serra da Boa Vista a Pimenta de Macaco.
Minha primeira reação foi ignorá-la, já que não gosto de pimenta.
Mas depois, pensando melhor, achei que devia saber um pouco mais sobre ela.
Enviei, então, o email abaixo para o Paulo, nosso produtor.

Olá, Paulo, tudo bem?
Vc poderia me falar um pouquinho sobre essa pimenta de macaco?
Obrigada e abs

Ele me enviou a seguinte resposta.

"Querida amiga Rosangela & outras(os),

Olás.

Por aqui tudo bem, muito trabalho mas também muita felicidade.
Para quem não conhece e/ou tem "implicância" com pimentas, primeiramente vale dizer que a pimenta de macaco não é uma pimenta exatamente!
Ela recebe este nome por conta da semelhança de sabor com a pimenta do Reino. Porém, não irrita os intestinos como sua "madrinha".
Muito pelo contrário, auxilia no processo digestivo e sistema auto imune de pássaros, macacos e seus primos homens que fazem uso dos seus frutos.
Eu diria que um bom gourmet classificaria seu sabor entre a noz moscada e a pimenta do Reino com um leve toque de canela ao fundo!
Pode ser usada em quaisquer pratos, petiscos e assados...tanto salgados quanto doces...
Sobre os detalhes técnicos da nossa saborosa e medicinal pimenta de macaco seria mais interessante você navegar no nosso site da fazenda www.serraboavista.com.br em produtos.
Só mudamos a forma e tamanho da embalagem para ficar mais ecológico e econômico.
E no link receitas você ainda terá uma sensacional salada de frutas de forno que leva pimenta de macaco, acredite! Pode experimentar e colocar no blog à vontade...
Inclusive, é uma das nossas receitas que foi pensada especialmente para os crescentes casos de açúcar no sangue, pressão alta e "gordinhos" do momento.

No mais, obrigado pelo seu carinho e atenção.
Montanhas de beijos mineiros e mares de saudades cariocas,
Paulo Bittar."

Entrei no site e copiei o que estava lá, inclusive a receita, que vai numa outra postagem.

Pimenta de Macaco

Para acompanhar os queijos ou dar uma “pitada especial” aos alimentos, em outubro habitualmente colhemos a saborosa pimenta de macaco, que é um fruto da Xylopia aromatica, árvore da família das Anonáceas, muito apreciado pelos pássaros e macacos que fazem uso do arilo que envolve a semente para auxiliar sua digestão.
A floração ocorre até duas vezes por ano, porém com maior intensidade nos meses de setembro a novembro.
Os frutos secos possuem uma impressionante semelhança de sabor e cheiro com a pimenta do reino, com a vantagem de não serem prejudiciais à saúde.
Embalamos em saquinhos de polipropileno, com aproximadamente 50g de pimenta de macaco colhida, secada e moída na fazenda.

Saiba mais em: “Árvores brasileiras” (vol. 1) de Harri Lorenzi, Editora Plantarum SP.

3 comentários:

  1. achei o maximo,alem de linda é também benéfica.Amei

    ResponderExcluir
  2. Olá gosteria de saber se posso consumir as cascas ou seja as vagens também curtidas no vinho branco como remedios pra gota artrite e dores musculares? Pois já coloquei as sementes e as cascas também no vinho mais tô com medo de consumir .. Não sabia que tinha que ser só as sementes porém posso consumir assim mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Como eu posso usalo tô em dúvida se é a semente ou aquele vermelhinho por fora o vermelhinho tem mais cheiro d pimenta estou em dúvida?

    ResponderExcluir