segunda-feira, 6 de abril de 2009

ALIMENTO VIVO - Smoothies

A participação dos cestantes da Rede está aumentando! Que legal!
Estas são duas outras receitas que me foram enviadas por Clovis, da Rede Ecológica e ele nos diz o seguinte:
“Gostaria de sugerir duas receitas de "smoothies" muito simples e muito energéticas feitas com banana, abacate, mirtilos, cacau e suco de uva.
Não leva nem um minuto pra preparar.
Sobre as receitas a coisa aconteceu mais ou menos assim: eu estava buscando sobremesas que fossem crudívoras e elaboradas sem açúcar (algo quase impossível, pensei).
Nessa época tinha lido muita coisa sobre os mirtilos, que na América se chamam blueberries e que é da família das frutas vermelhas.
Acontece que os mirtilos são os campeões dos polifenois (antocianidas e flavonoides) que são poderosos anti-oxidantes e fazem um bem danado à saúde e, em particular, ótimos pra memória.
Procurei então pela internet quem vendia mirtilos no Brasil. Encontrei uma pequena firma em Erechin, no RS, tocada por duas mulheres simpatissíssimas e muito competentes das quais passei a comprar os frutos (primeiro congelados e depois frescos). Na remessa elas me enviaram também uma coleção de receitas, entre elas uma de smoothie.
Pela descrição você já deve ter intuído que se trata de uma bebida com uma consistência firme - exagerando um pouco, seria como uma mousse mais líquida, com textura muito agradável e uma cor fantástica.
Como nessa mesma época eu estava também buscando alguma sobremesa mais elaborada do que simplesmente descascar as frutas, mas completamente sem açúcar, vinha usando banana d'água amassada com cacau (pode incrementar com nozes e canela e, pra quem não gosta de banana pode ser feito com abacate adoçando - pode ser com mel mas eu prefiro usar o néctar de agave), levemente aquecida (ajuda a soltar um pouco de umidade) que era uma sobremesa ao mesmo tempo crudívora e simples.
Adaptar a receita de smoothie de mirtilos para o cacau cru, foi imediato. Acho que a história é mais ou menos essa.
Abraço, Clovis.”


SMOOTHIE DE MIRTILO

Bater no liquidificador uma banana, um punhado de mirtilos (eu uso o congelado mesmo saindo direto do freezer) e um pouco de suco de uva (às vezes acrescento umas colheradas de abacate). Dá pra duas pessoas. Fácil, fácil.

SMOOTHIE DE CACAU

Uma banana, duas colheres de sopa de cacau (sem açúcar, claro), suco de uva. Faço sempre de olho e nunca sai igual mas sai sempre bom. Aqui também se pode acrescentar umas colheradas de abacate, pra aumentar a cremosidade.

Um comentário:

  1. Como é engraçado essa coisa de nomear as coisas!!!!!!
    Aqui em casa eu congelo as bananas que estão quase passando.
    Faço isso com toda fruta. pico e congelo para bater com leite.
    Faço smoothies e não sabia.
    kkkkk
    Acabei de me sentir chique.
    bjs

    ResponderExcluir