segunda-feira, 20 de abril de 2009

DICAS - Conservação do Queijo Parmesão



A durabilidade do parmesão vai estar muito ligada ao tipo de maturação (baby, meia cura ou curados), ao tamanho do queijo (forma inteira fechada ou pedaços partidos) e à estação do ano (quantidade de umidade no ar e temperatura ambiente).
Se for um baby, que possui muito umidade na sua massa, a durabilidade é menor. Ao passo que um longa maturação de um ano (LM1) já está bem sequinho, portanto vai ter uma durabilidade bem maior.

Se eles (qualquer tipo) foram para geladeira, vão ter uma conservação mais longa, porém vão secar um pouco e ficarão mais duros.
Se ralados, podem ser congelados (freezer ou congelador) sem perderem suas características originais de sabor e textura por muitos meses, já testei até 12 meses sem problemas. Porém é importante lembrar que uma ou duas horas antes do uso, dependendo da temperatura ambiente (verão ou inverno), deve-se tirá-los para aclimatação, porque teoricamente nenhum queijo fica gostoso gelado!

Se aparecer algum mofo na casca do queijo, é só lavá-lo com água corrente e uma escovinha de nylon. Depois deixar secar ao natural e/ou usar papel toalha. Normalmente só ocorrem mofos superficiais (na casca), porém se o queijo já estiver partido e apresentar alguns buracos (olhaduras) naturais típicas do parmesão, faça um exame mais detalhado se não há alguma infestação interna que precise ser removida e descartada.

Finalmente, podemos arriscar a dizer que de novembro a março (no sudeste brasileiro), teremos uma conservação ao natural mais dificultada por conta do calor e da umidade alta.

No mais sugiro que, ao comprar uma peça ou pedaço de parmesão, decida por ralar uma parte e reservar outra para degustação em lascas, lâminas ou cubos.
E bom apetite!

POR PAULO BITTAR – PRODUTOR FAZENDA BELA VISTA

Um comentário:

  1. Olá, esse queijo é bom para misturar com outros ele é muito forte, adorei saber das dicas, sempre coloco na geladeira depois fica duro.
    Vou seguir para saber mais dicas.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir