domingo, 27 de maio de 2012

SALADA QUENTE CROCANTE


Essa receita eu recebi de Katia, do Ponto Org.

"O PONTO ORG é um espaço cultural temático, um espaço alternativo que promove iniciativas sociais e ambientais por meio de uma programação educativa e cultural permanente" e que está acolhendo, provisoriamente, o Núcleo do Ingá.

SALADA QUENTE CROCANTE

A simplicidade é o maior objetivo nessa hora. Os vegetais já são plenos de sabor, não precisam das artes de temperar, como as carnes, nem de muito cozimento, como os feijões. Não deveriam passar do ponto crocante, quando atingem o máximo de sua cor.
Cozinhar sempre, nunca cozinhar muito. Esse é um preceito tradicional chinês muito sábio. O fogo higieniza e aquece os alimentos, o que ajuda muitíssimo a digestão e  reforça o sistema aquecedor do corpo. Mas tem que ser rápido  para não afetar as enzimas do alimento, por isso eles ficam crocantes nos dentes. Passou do ponto, perde a graça, perde a vida.

Salada quente crocante: básica nesta dieta
Esta salada é para comer todo dia, porque fornece uma variedade de vegetais ricos em enzimas, hidratantes, nutritivos e ricos em fibra. Deve ser muito bem mastigada, como toda comida.


Ingredientes
vegetais mais usados
cenoura
rabanete
funcho
batata yacon
pepino japonês (magro)
abobrinha verde
vagem ou ervilha fresca
brotos de feijão
nabo daykon
abóbora madura
alho-poró
nirá
alho picadinho a gosto

cereais brotados
trigo
arroz
cevada
painço
centeio
quinoa

folhas em quadrados de 4 cm
repolho
couve-chinesa
acelga
chicória

flores
brócolis
couve-flor
capuchinha

cogumelos
shiitake
portobelo
paris
champignon
Inteiros, partidos em quatro, em tirinhas.

caules e medulas
aspargos
palmito
Em pedaços ou rodelas.

Preparo
Escolha cinco ou seis desses vegetais pela cor, pela textura, pela beleza, pelo sabor. Por exemplo cenoura, rabanete, pepino, funcho, yacon e alho (este é para entrar sempre).
Corte tudo em fatias finas, depois em tirinhas. Ou fatie em filete naquele ralador japonês que faz as duas coisas ao mesmo tempo. Quando cortar a yacon passe limão para ela não escurecer.
Aqueça azeite ou óleo de gergelim – mas não ao ponto de enfumaçar, pois a fumaça significa que o óleo queimou – e passe os vegetais rapidamente pela frigideira ou wok, mexendo, observando a suave mudança de cor e a chegada dos aromas.  Retire e tempere com shoyu de fermentação natural, não pasteurizado, e limão.

Esta salada crocante deve ter pelo menos metade do peso do almoço de cada dia. Mastigar bem faz parte da receita, portanto reserve um tempo.
Todos os vegetais da vida podem ser crocantes, sejam eles refogados, feitos no vapor ou no bafo da panela.

Essa salada é tão saudável e preventiva que o nome dela é Candidíase gourmet. É mole?
Essa salada é do site de Sonia Hirsch http://www.soniahirsch.com/2010/07/candidiase-gourmet-salada-quente.html
Para saber mais sobre o Ponto Org entre em http://www.pontoorg.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário