domingo, 20 de fevereiro de 2011

SALGADAS : Aspargos assados com castanhas do Pará



Na 2ª feira, dia 14/02/11, fui jantar fora com meu marido para comemorarmos nossos 30 anos de casados (Bodas de Pérolas), comi aspargos e fiquei pensando... Nunca comprei aspargos frescos... É algo que gostamos mas não temos o hábito de comprar... Como será que se faz aspargos frescos?
Saí do restaurante pensando em comprar para experimentar.
Comprovando a Lei da Sincronicidade, na 4ª feira fui ao mercardo e dei de cara com uma bandejinha de aspargos frescos, coisa rara! Comprei!
Procurei na internet informações a respeito pois não tinha a mínima ideia do que fazer.
Descobri que o aspargo branco, que compramos em conserva, é assim porque foi cultivado no escuro, portanto, não tem clorofila.

Sua origem
O aspargo tem origem em solos arenosos do Sul da Europa e da Ásia. Conhecido pelo homem desde a antiguidade, vem sendo cultivado há mais de 2.000 anos. Atualmente seu cultivo já abrange todos os continentes, nos permitindo tê-lo durante o ano todo.
Os aspargos podem ser branco, violeta e verde.
O aspargo branco é colhido quando começa a sair da terra e não fica exposto ao sol, menos amargo que o verde, é muito popular na França, Bélgica e Alemanha.
O verde é colhido depois de aflorar completamente, recebendo toda a ação da clorofila.
O aspargo violeta é diferente do verde e do branco por ter mais açúcar e menos fibras, foi originalmente desenvolvido na Itália e é comercializado com o nome Violetto d'Albenga.
O aspargo é uma flor da família dos lírios.

Como comprar
Os aspargos frescos devem estar com caules firmes e sua cor característica. Os aspargos de talos finos são mais macios e saborosos. Aperte a base dos aspargos e veja se está úmida - a umidade é sinal de que estão frescos. O ideal é comê-los logo após comprar para que suas características sejam mantidas.

Como armazenar
Guarde tampado na geladeira por no máximo 3 dias. Devem estar bem embalados para que as pontas não quebrem. Só congele em último caso pois ele fica muito mole após o descongelamento, só servindo para caldos, cremes ou sopas.

COMO PREPARAR
Cozidos
Corte as partes mais duras do talo do aspargo, amarre-os suavemente em maços e coloque para cozinhar com água fervente com sal em uma panela, se possível, estreita e alta (use uma leiteira). As pontas devem ficar fora da água, assim vão ser cozidas no vapor. Este cozimento leva cerca de 3 a 5 minutos, dependendo da espessura dos aspargos. Depois, tire da panela, deixe escorrer e desamarre os arpargos. Os talos que você corta dos aspargos podem ser aproveitados em sopas, cremes e caldos.

No vapor
Leve ao fogo uma panela com água. Ao ferver, coloque dentro da panela um escorredor de macarrão com os aspargos e tampe ou faça na panela própria para cozimento no vapor. Cozinhe por 10 minutos ou até os aspargos ficarem al dente. Retire do fogo e tempere.

Refogado
Corte os aspargos em pedaços. Aqueça um pouco de azeite de oliva em uma frigideira e coloque os aspargos. Refogue-os salteando até ficarem al dente. Tempere com sal e retire do fogo.

Eu escolhi e adaptei uma receita no forno.

ASPARGOS ASSADOS COM CASTANHAS DO PARÁ

Ingredientes
12 aspargos frescos aparados
azeite de oliva extra virgem
8 castanhas do Pará da Cooperacre*
vinagre de arroz

Preparo
Pré aqueci o forno. Coloquei os aspargos enfileirados no tabuleiro, salpiquei sal e joguei azeite. Assei por 10 minutos. Retirei do forno, joguei um pouco de vinagre de arroz e voltei com o tabuleiro para o forno, desligando e deixando-os um pouco mais lá dentro. Ralei e torrei a castanha com uma pitada de sal e um pouquinho do azeite que ficou no tabuleiro (achei que torrei muito a castanha, poderia ser um pouco menos). Arrumei os aspargos com rúcula e a farofa de castanha.
Ficou muito gostoso!


Com as aparas fiz uma deliciosa sopa. Cozinhei em pouca água, com o azeite que sobrou no tabuleiro, passei no liquidificador, fiz um refogado, coloquei o aspargo batido, deixei levantar fervura, engrossei com um pouquinho de farinha de trigo dissolvida em água e deixei ferver mais um pouquinho.

OBS: Li que era só segurar nas extremidades e forçar para quebrá-las, preparar o que está mais próximo da ponta e aproveitar a base para fazer um caldo. Assim eu fiz, só que depois achei que eles ficaram curtos e haviam partes macias na base. Da próxima vez vou cozinhar tudo.

*A Cooperacre é uma Central que congrega 20 Cooperativas e associações espalhadas em mais de 10 municípios do Estado do Acre, atendendo mais de 1.800 famílias extrativistas. É ela que fornece a castanha para a Rede Ecológica.
Conheça mais em http://www.cooperacre.com/

Fontes:
http://www.sic.org.br/mostrareceita.asp?codigo=149
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aspargo/aspargo-1.php
http://www.aromasesabores.com/2009/03/ingredientes-aspargos-frescos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário