domingo, 6 de junho de 2010

SALGADAS - Vagem em Conserva e Bolinho de Vagem

Essa semana, na Rede, recebemos legumes e verduras de uma beleza sem par.
Vou dar destaque especial hoje a vagem francesa divina, vinda de São José do Vale do Rio Preto.
Peguei o papo de Dayse com Patti (com seu portunglês, só dei um pequeno toque) e posto aqui para vocês.
Dayse:
- "As verduras estavam mesmo muito lindas. A vagem, uma coisa!! Espero que eu saiba prepará-la bem."
Patti:
- "O jeito que eu faço vagem é isto (eu cozinho muito simples; com certeza outras pessoas saberão outras maneiras):
Lavo rapidinho, não cortou nada (para que os nutrientes não passam por fora quando estão cozinhando), os colocou em muito poquito água que já está fervendo (ou seja, cozinho ao vapor sem ter um vaporeira) e ficou de olho, checando frequentemente, pois é fácil passar o ponto que eu gosto, na qual os vargem ainda são este color verde forte e mole, mas não muito mole.
Após de cozinhado, retiro eles imediatemente da panela, escorregou a água (tomo a água também).
Eu geralmente como elas frias, então deixou elas esfriar e somente então retiro aquele ponto onde estavam ligadas à planta (não sei como se chama), mas somente este ponto, não o outro.
Aí corto o vargem, colocou elas num recepiente de vidro com um pouco de vinagre de macã e semente de endro (opcional, mas gostoso) e deixou na geladeira para comer assim mesmo, como salada, ou para colocar em um salada de folhas.2 observações:
1) Para que o vapor chega a todos os vargem, eu colocou elas assim: a segunda camada perpendicular à primeira camada, a terceira igual a primeira, etc. Mas provavelmente se você usa panelas de maior tamanho que as minhas, ou uma vaporiera, isto não serie necessária.
2) Sobre as sementes de endro: é aconselhável deixar sementes (todas elas) em molho para umas horas antes de comer elas, para que certas enzimas saem. Sempre pode secar elas depois."

Questionei Patrícia por não ter me enviado a receita para o blog e estar "escondendo o ouro" e ela me mandou a seguinte resposta: "Quanto a escondendo ouro, desculpe, mas eu cozinho tão, mas tão simplezinho, que nunca considerei que algo minha poderia se considerar uma receita! rs rs"

Valeu, Patti!!! Pode me mandar várias dessas, que eu adoro!!!
Vou experimentar com as vagens que comprei! Deve ficar uma delícia!

Aproveito para colocar a minha receita, muito apreciada aqui em casa, que é o bolinho de vagem. Era feita pela minha avó. 
Sempre que faço vagem refogada, já existe uma segunda intenção: sobrar para virar bolinho.

BOLINHO DE VAGEM

Ingredientes
sobra de vagem refogada, precisa ter um caldinho (há quem faça com ela cozida só na água e sal mas eu acho que assim fica mais saboroso)
1 ovo
farinha de trigo
fermento
sal, se precisar apurar

Preparo
Coloque a gema (às vezes coloco o ovo inteiro), o fermento e um pouco de farinha de trigo na vagem, a quantidade de farinha vai depender da quantidade da vagem, precisa ficar um creme nem muito duro nem muito mole. Misture e apure o sal, se precisar. Bata a clara e misture. Pegue às colheradas e frite ou coloque em uma assadeira untada e leve ao forno médio para assar.

OBS: Ultimamente tenho feito essa receita sem o ovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário