domingo, 25 de julho de 2010

DICAS - Farelo de Arroz

COMO CONSUMIR FARELO

Rodrigo gostaria de saber se alguém já perguntou ou se foi postado algo para ser feito com o farelo torrado de arroz.
Ele é usado também na multimistura e no dia 26 de julho de 2009 eu postei algo sobre esse assunto aqui.

http://ecosdarede-receitasecologicas.blogspot.com/2009/07/receitas-com-dicas-de-aproveitamente-de.html

No livro Sugar Blues, de William Dufty (quem não leu vale a pena ler), existe a seguinte passagem. “Quando a introdução do arroz branco no Japão foi acompanhada pelas explosões de beribéri, logo as pessoas comuns compreenderam qual seria a solução. Os hábitos tradicionais, felizmente ainda frescos em suas memórias, diziam que retornassem ao antiquado arroz integral. Quando seguiam essa ideia, tudo saía bem. Comendo arroz integral, tornavam-se novamente sadios, seres humanos integrais.”

Não é um contra censo? Pega-se o arroz, tira-se a casca dele e, conseqüentemente suas vitaminas, come-se um arroz pobre e compra-se o farelo que lhe foi retirado. Gasto dobrado de mão de obra para descascá-lo, torrá-lo, ensacá-lo e de seu dinheiro pois está pagando duas vezes pelo mesmo produto.

Eu penso que arroz e todo o resto é para ser comido integral. Fazendo isso não se precisa consumir o farelo. A não ser que você esteja com algum problema de saúde e precise comer o farelo em quantidade maior para acelerar sua recuperação. Agora, se você come o arroz branco, então coloque farelo na sua refeição para complementar.

O farelo, após adquirido, deve ser imediatamente preparado (torrado). O que compramos na Rede já vem torrado.
Deve ser sempre novo, sem cheiro de ranço ou de mofo e guardado em vasilhas bem fechadas.
A quantidade recomendada diariamente para a obtenção dos benefícios está em torno de 60 gramas, quantidade equivalente a quatro colheres de sopa do produto.
O farelo pode ser acrescentado a vários pratos, como feijão, tortas, ensopados, vitaminas, molhos e pães, já que seu sabor não é acentuado.
Eu já usei em farofas e granola.

Consulta: http://www.cnpaf.embrapa.br/publicacao/folhetos/arroz_farelo.pdf

domingo, 18 de julho de 2010

SALGADAS - Couve de Bruxelas na Manteiga

Essa semana entrou na Rede a Couve de Bruxelas.

Não imaginava como era o pé e fiquei encantada quando vi as fotos!
Olha que lindo que é, gente!
Lembra pequenos repolhos e por isso, também é chamada de repolhinho. Crescem em grupos de 20-40 unidades no caule de uma planta com cerca de 60 cm de altura. É da mesma família dos brócolos e das couves.
A origem da couve de bruxelas ainda é desconhecida mas pensa-se ser nativa da Bélgica, em especial da região próxima de Bruxelas, que lhe dá o nome. Permaneceu uma cultura daquela área até que a sua utilização se espalhou pela Europa durante a I Guerra Mundial.

Eu acabei não comprando porque confundi com couve de rábano.
Quando cheguei na entrega e vi, me arrependi. Nunca comprei, nunca fiz e seria uma boa oportunidade para aprender.
Renata mostrou-se uma grande conhecedora, então pedi que me mandasse receitas para colocar no blog.
Estava eu, tristinha em relação a isso, quando acabou a entrega e vimos que alguém havia esquecido um pacote. Me enchi de alegria e vim pra casa toda boba!
Quando abri meus emails tinha um de Renata dizendo que havia esquecido um pacotinho de couve de bruxelas no núcleo. Aí, murchei! Disse que ela poderia vir pegar pois estava comigo.
Ela me mandou a seguinte resposta: “Muito obrigada, era destino que você pudesse experimentar... Depois vou escrever tudo que sei para o seu blog, um abraço."

Maravilha! Obrigada, Renata!

Ela me passou a seguinte receita.


COUVE DE BRUXELAS NA MANTEIGA

Ingredientes
Couve de Bruxelas
Água
Sal
Manteiga
Salsa

Preparo
Pode cozinhar assim: joga na água salgada fervente, cozinha dez minutos sem tampa. Tira da água, passa para uma panelinha ou frigideira com manteiga, mexendo 5 minutos com cuidado (são delicados!). Desligue o fogo, jogue poucos pedacinhos de manteiga e salsa picadinha por cima.
SÃO DELICIOSOS!

Vou ficar aguardando mais receitas para passar para vocês!

OBSERVAÇÃO ENVIADA POR DANIELE
Estudando meu livro de botânica, descobri que a couve, a couve-de-bruxelas, o brócolis, o nabo, o repolho e a couve-flor são todas simplesmente a mesma espécie: Brassica oleracea!! Apesar delas parecerem bem diferentes, a planta ancestral deveria parecer-se com a couve, mas aí foi realizada uma seleção artificial, para cada variedade desenvolver melhor uma parte da planta... Eu achei isso suuuper incrível!! heheh... tá... pode ser pelo fato de eu ser botânica e apaixonada pelas plantas... mas no mínimo é interessante, não?
Rss
Um bjo, Dani.

Achei muito interessante mesmo, Dani, até porque quando pesquisei na internet fiquei meio indignada de não encontrar que ela era da família do repolho! Está explicado agora!
Obrigada e bjs.

domingo, 11 de julho de 2010

DICAS - Para amadurecer banana

DICA PARA AMADURECER BANANA

Dayse mandou a seguinte mensagem para o grupo.

"Olá, tenho comprado banana prata e ela tem vindo sempre verde. Até aí tudo bem, mas tem demorado em geral, uma semana para amadurecer. Até aí, tudo bem também.
Sábado passado comprei uma dúzia de bananas e até hoje não amadureceu (7 dias).
O pior é que estão duras, tipo pedra, não tem a menor cara de que vão amadurecer. Estão até ficando pretas na casca e nem sombra de amadurecer. Estão pequenas e já me perguntei se não estão sendo tiradas muito cedo do pé.
Sou leiga, posso estar falando bobagem.
Estou com uma dúzia de bananas que até agora não deram sinal de que vão poder ser comidas."

Brígida mandou a seguinte resposta.

"Também tive o mesmo problema. Então, na quinta-feira, na reunião foi da comissão organizadora do II Encontro Estadual de Agroecologia, conversando com Rui, agricultor da COOPAGÉ-MAGÉ, que faz parte da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro, ele me disse que provavelmente o cacho está sendo tirado do pé muito cedo, mas me deu uma dica.

DICA
Embrulhar em jornal, juntamente com uma banana bem madura. Parece que o contato com ela acarreta uma aceleração do amadurecimento. Fiz isso na sexta-feira e hoje (sábado), às 18h 30min ela estava começando amarelar."


Às 23h Brígida me manda a seguinte mensagem: "Agora mesmo fui dar uma olhada na banana e já está amarelinha... e quinta feira ela estava verde e dura... eita... funciona mesmo... rs"

Explicações técnicas de Cristina, de Seropédica.
"A banana tem o amadurecimento promovido pelo acetileno.
Na produção convencional, usa-se carbureto para gerar acetileno (uma pedrinha de carbureto na água, forma o gás) e acelerar o amadurecimento dos cachos. Na agricultura orgânica não pode ser usado carbureto.
A banana madura libera acetileno. Por isso embrulhar, ensacar ou fechar em uma caixa as bananas verdes junto com uma banana bem madura, acelera o amadurecimento das verdes.
Agora, quando o cacho é tirado muito verde, as bananas ficam cascudas, com pouca polpa dentro e pouco doces e saborosas.
É que não deu nem tempo de acumular os nutrientes e o açúcar da banana, nem deu para desenvolver o fruto completamente."